


Maria Valéria Rezende
(Santos, 1942)
Radicada há 40 anos no Nordeste, Maria Valéria, que se orgulha de ter recebido o título de cidadã paraibana, tem uma trajetória singular na literatura brasileira.
Freira da Congregação de Nossa Senhora - Cônegas de Santo Agostinho, formada em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestre em Sociologia, Maria Valéria dedicou-se, desde os anos 1960, à Educação Popular, em diferentes regiões do Brasil e no exterior, tendo trabalhado em todos os continentes.
Sua estreia na literatura ocorreu pouco antes de completar 60 anos de idade, com o livro de contos “Vasto Mundo” (Beca, 2001, reeditado pela Alfaguara, em 2015). Com os romances “Quarenta Dias” (Alfaguara, 2014) e “Outros Cantos” (Alfaguara, 2016), ambos multipremiados, Maria Valéria se consolidou como uma das principais vozes da literatura brasileira do século 21. Entre outras distinções, Maria Valéria Rezende recebeu os prêmios Casa de Las Américas (Cuba), São Paulo de Literatura, Jabuti e Oceanos. Sua obra inclui diversos títulos para crianças e jovens, alguns premiados com o Jabuti.
Em 2017, Maria Valéria esteve entre as idealizadoras do Mulherio das Letras, coletivo feminista literário que contribuiu, de forma decisiva, para aumentar a participação de autoras na cena literária brasileira.
Contatos:

